Star Wars 9: 4 lições que o filme ensina

Aos fãs de Star Wars ou curiosos, essa não é uma crítica sobre o filme, mas sim lições que o filme (independente de ser bom ou não) pode nos ensinar.

Por isso, atenção! Contém spoilers! 

Continuando a leitura, você verá algumas frases marcantes do filme, que é o último da “Saga Skywalker”: Star Wars: The Rise of Skywalker ou A Ascensão Skywalker.

Veja:

1. Não tenha medo de ser quem você é

Essa foi uma frase dita pela Leia ainda no começo do filme, quando conversava com a Rey.

Muitas vezes nós tentamos fugir de quem somos ou tentamos agir como outra pessoa, no entanto, quem somos é a chave principal para que nós vençamos os desafios da vida.

Apenas quando a gente assume quem é de verdade, sem medo, é que a ousadia entra e faz com que vivamos coisas que são para nós mesmos.

Enquanto a gente perde tempo tentando não ser quem nascemos para ser, a vida continua passando, por isso, não tenha medo de ser quem você é.

2. Eles vencem fazendo você achar que está sozinho

Quando eu escutei essa frase, em meio ao caos da cena, confesso que pensei em várias coisas e a gente consegue aplicar ela em qualquer realidade.

Primeiro pensei que: os pensamentos vencem ou as pessoas vencem, afinal, muitas vezes nós mesmos nos sabotamos através de pensamentos que enfraquecem quem nós somos.

E quando não é a gente mesmo que faz isso, pode ter certeza que existirão muitas pessoas tentando fazer o mesmo, e a partir do momento que aceitarmos essa verdade, já era, eles vencem nos fazendo achar que estamos sozinhos, porém, não estamos!

Por isso é importante lembrar disso ou ter por perto pessoas que te lembrem, como no filme.

Não deixe que eles vençam, não deixa que as mentiras te enfraqueçam, sejam elas vindas de onde quer que seja, da sua mente ou de alguém. Continue acreditando em você!

3. As pessoas boas vão lutar se nós as liderarmos

Essa frase me arrepiou, talvez por falar sobre dois assuntos que eu gosto numa mesma sentença “pessoas e liderança”.

Quando tudo parecia estar perdido, quando já não existia mais aliados para lutar contra o Império, o Poe ficou desanimado e o Lando o lembrou que as pessoas boas vão lutar se nós as liderarmos.

Bom, a frase fale por si, não é?

E como se não bastasse, em uma das cenas mais intensas de guerra, após mortes e destruição, surge milhares de naves com pessoas ali, e quando o general que estava liderando o Império viu, ele perguntou “O que é aquilo?” e responderam: São apenas pessoas.

Pessoas que se uniram para lutar por um propósito maior, pessoas que agora estavam juntas num mesmo propósito e poderiam fazer muito mais!

Sem pessoas, nós podemos até chegar em algum lugar, mas com elas a gente conquista muito mais!

Nada gigante é construído por uma só pessoa, é preciso um time, é preciso um líder!

“I have spoken.”

4. Viva pelo que você acredita

Mesmo que a Rey descubra sua origem, saiba sua história, conheça o seu passado e que verdades sobre ela apareçam, ela não se deixou levar por isso.

Ela sentiu medo, medo de ser quem era, se sentiu incapaz, mas decidiu viver por aquilo que ela acreditava.

Muitas vezes nós também temos medo, também nos sentimos inseguros ou incapazes, mas que possamos sempre decidir por aquilo que acreditamos também.

Que os nossos princípios, valores e que o propósito pelo qual decidimos viver continuem sendo mais fortes, “This is the way.” Mandalorian Mantra

Nesse filme eu vi, como em alguns outros também, a importância de viver por algo que você daria a sua vida em troca. 

Isso para mim significa que, o que fazemos deve ser tão vivo em nós que supera inclusive, o medo da morte, do fracasso e da dor.

E foi isso que ela fez, superou os medos, lutou até o fim e não desistiu, assumindo ser quem era.

Que a gente também possa superar medos, lutar e não desistir, sendo quem somos!

May the force be with you!

E você, assistiu o filme? O que achou sobre? Me conte nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *