Trabalho Home Office: 15 Verdades Sobre Trabalhar Remoto

Começar a trabalhar remoto nem sempre é uma decisão fácil de ser tomada. Principalmente na fase em que estamos vivendo de COVID-19 (coronavírus) onde várias empresas e profissionais estão se adaptando a essa realidade do home office sem saber muitas vezes por onde de fato começar.

Apenas lembrando que trabalhar de casa não é uma solução para essa crise, mas é uma grande oportunidade para mostrar ao mundo que o home office funciona e deverá tornar as empresas ainda mais produtivas.

Eu tenho quase 4 anos de home office e posso dizer que tenho um pouco de propriedade sobre o assunto e o que de fato acontece no dia a dia de quem vive dentro dessa cultura de trabalho.

Até hoje alguns amigos e familiares me perguntam: o que é trabalhar remoto, como você faz para trabalhar de casa, como você consegue?

Já outros, querem a mesma oportunidade e existem alguns que me chamam de louca por escolher viver uma vida segundo eles, “sem estabilidade”, mas isso de instabilidade é assunto para um outro post…

Hoje eu vou compartilhar com vocês algumas verdades sobre como é trabalhar em casa. Confira:

15 Verdades sobre o trabalho home office:

1. Você vai precisar escolher um lugar de trabalho

Bom, algumas vezes eu trabalho sim na cama ou no sofá, não vou ser hipócrita em falar que nunca fiz isso, mas eu sempre tentei priorizar desde o primeiro momento um lugar de trabalho adequado, meu marido e eu tínhamos um escritório em casa, compramos uma nova mesa e montamos o meu cantinho, eu gosto de papéis, canetas e coisas de menininha na minha mesa, então, com o canto montado pra mim é óbvio que era muito mais fácil trabalhar.

Mas a realidade nem sempre é assim, por isso mesmo que você não tenha um escritório, o ideal é encontrar um lugar onde você consiga trabalhar e definir aquele canto como o seu local de trabalho.

A minha dica é: sempre procure um lugar mais confortável, onde você possa sentar corretamente e usar o computador num espaço adequado e não no seu colo, pois isso prejudica a sua postura.

2. A sua produtividade será maior

Sim, a sua produtividade será maior, até porque você não vai precisar enfrentar trânsito, investir tempo em deslocamento nem nada do gênero. Afinal, você irá trabalhar em casa e você poderá otimizar o seu tempo e fazer com que ele seja bem mais produtivo.

Claro que isso só vai funcionar se você for uma pessoa focada, vale lembrar disso.

Por isso, crie uma lista de tarefas, defina horários específicos e lembre-se: Não existe um método ideal de trabalho, existe o método que funciona para você!

3. Você vai precisar escolher um tempo para outras atividades

Cá entre nós, eu particularmente sigo uma rotina de trabalho desde que comecei com o trabalho home office e no meio disso ainda tenho a rotina pessoal, de esposa, de amiga, de dona de casa…

Enfim, o meu dia não é só trabalho, é também usar o tempo com sabedoria para saber gerenciar as atividades e conseguir realizar as tarefas pessoais também como fazer as unhas, ler um livro, fazer o almoço e  limpar o banheiro.

Definir um tempo de descanso e o tempo de trabalho é essencial, os dois se completam e trazem equilíbrio!

4. O ideal é fazer um pé de meia

Você nunca sabe o que pode acontecer no trabalho home office, talvez o local para o qual você presta serviços venha a cancelar o contrato futuramente, você pode ficar doente e não trabalhar e aqui não existe atestado médico não, pelo menos pra quem é autônomo, claro que no caso de profissionais que estão em casa por causa do COVID-19 é outra questão!

E mesmo assim, eu acho essencial você tentar guardar uma grana reserva e fazer um pé de meia caso aconteça um imprevisto financeiro.

Nunca sabemos do amanhã.

5. Às vezes você vai se sentir sozinho

Sim, e muito! Eu amo pesssoas e trabalhar com gente, então uma das partes mais difíceis no começo era estar eu, eu mesma e o computador.

Sem ninguém por perto, conhecendo pessoas apenas virtualmente, ninguém para conversar ou pedir uma opinião presencial como na empresa e isso no começo da jornada home office pode ser bem difícil.

Como eu sou movida por gente, essa foi uma das partes mais complicadas para mim.

Mas você acostuma, e logo vou falar sobre a parte boa disso também 😉

6. Você poderá não ter um horário fixo de trabalho

Existem casos e casos, ok? Tem pessoas que gostam de trabalhar menos, outras mais e consequentemente umas irão investir menos tempo. Até porque depende muito daquilo que você faz.

Eu particularmente, não tenho um horário fixo não, e por mais engraçado que pareça quando eu tenho um “tempo livre” muitas vezes uso esse tempo para trabalhar, sim, eu amo trabalhar e isso me faz muito bem, tipo um hobby mesmo e principalmente em projetos pessoais onde eu sei que o foco é facilitar ou melhorar a vida de alguém!

Procuro estar disponível a qualquer momento, seja para responder a um cliente, aos meus chefes ou a equipe que eu gerencio.

Não tenho um horário fixo e não, isso não é um problema para mim, ao contrário, se um dia eu precisar ir ao banco ou ao supermercado no meio da tarde, posso compensar o trabalho em outro momento, afinal, posso escolher o que eu faço com o meu tempo.

Eu acredito que o importante é aquilo que você entrega e não “quando” você faz.

Mas vale lembrar que se você está começando no home office por causa do coronavírus e trabalha pra uma empresa, respeitar os seus horários é importante sim para não gerar uma pressão e acúmulo de tarefas.

Por isso: respeite o seu tempo!

7. Em dias corridos, provavelmente irá almoçar e jantar biscoito

No mundo perfeito, há quem diga para comer salada e comida saudável todos os dias, mas sinto informar que possivelmente isso não aconteça sempre.

Quem é que gosta de cozinhar apenas para si? Confesso que quando estou sozinha em casa e o trabalho está fluindo bem eu tenho preguiça de fazer um almoço sabendo que só eu vou comer.

Então você pensa: Ah, estou sozinha mesmo, vou comer biscoito, miojo ou qualquer outra coisa prática que eu encontre no armário!

Claro que eu tento me alimentar bem (às vezes) mas em alguns dias, como qualquer outro humano normal, eu gosto de comer qualquer coisa que faça a refeição ser mais rápida.

Sei que muita gente fala por aí sobre o se alimentar bem, mas nem sempre isso funciona e nem sempre dá tempo no meio do caos e correria do dia a dia e tá tudo bem, ok? A gente é humano! Não esquece disso!

Cuide sim da sua alimentação, nessa fase de coronavírus hidrate-se muito! Deixe uma garrafinha de água sempre perto de você, isso pode ajudar.

8. Você vai precisar ser regrado

Não, você não vai assitir Netflix o dia todo.

Algumas pessoas acham que ter um trabalho home office é mamão com açucar, que você pode acordar às 11h da manhã e ir passear no shopping quando quiser.

A realidade é um pouco diferente, trabalhar remoto exige uma grande dose de disciplina e você vai precisar estabelecer metas e definir horários para as suas atividades.

Nem sempre isso vai ser fácil, mas é preciso se adaptar a sua nova realidade, criar sua lista de tarefas, fazer um planejamento para o seu dia e semana e tentar seguir aquilo à risca mesmo sabendo que todo planejamento é 100% adaptável, afinal, imprevistos acontecem, né?

9. Ter sempre um plano B é necessário

No trabalho home office o plano B é sempre necessário também, você não sabe do amanhã, por isso esteja sempre buscando novas vagas, esteja atento às oportunidades e procure novas opções de trabalho.

Ter mais de uma opção pode ajudá-lo na hora de receber um não e isso vai diminuir suas preocupações futuras.

10. Buscar aprender novas coisas é essencial

Eu gosto de aprender sempre, de ler, de buscar cursos e assuntos relacionados ao ramo em que eu atuo, gosto de estar atenta às notícias e mudanças no mercado.

Acredito que parte essencial da vida é você nunca perder a vontade de aprender, afinal, sempre vai existir coisas que você nunca viu ou ouviu.

Para conseguir novas oportunidades é indispensável que você se mantenha atualizado.

Nessa fase de quarentena por causa do COVID-19 existem dezenas de sites inclusive oferecendo cursos gratuitos, lives diárias, dezenas de formas de aprender algo novo de graça! 

Então, busque informações e atualize-se, aproveite o momento para dar um up nos seus objetivos.

11. Defina os projetos ideais para você

Bom, isso é meio óbvio, não é mesmo?

Se você trabalha com redação, por exemplo, não vai se candidatar para um projeto em que precise saber coisas sobre programação.

Ou qualquer que seja a opção, você precisa saber se vai dar conta ou não.

Afinal, não tem padeiro fazendo cirurgia, né? Por isso busque opções que você se enquadre nesse momento da vida.

12. Não tenha medo de dizer não

Isso é sobre definir os projetos ideais também, no trabalho home office muitas vezes podem aparecer demandas emergenciais, mas que você não consegue incluir no seu cronograma ou você pode não ter a expertise apropriada para isso.

E tudo bem dizer não, o mundo não vai acabar por isso, ao contrário, isso as vezes é fundamental para sua saúde mental e seu humor diário.

Busque fazer aquilo que você dá conta, assim o trabalho fica muito mais leve.

13. Você fará novos parceiros e amigos

Ah, essa parte é ótima! Lembra que eu falei antes sobre se sentir sozinho? Pois é, é uma realidade, mas ao mesmo tempo você vai conhecer pessoas virtualmente que irão fazer parte da sua rotina diária.

Reuniões online, mensagens no WhatsApp, emails trocados, conversas, planejamento, brainstorming, conferências, enfim, são dezenas de possibilidades de contatos diários.

Trabalhando remoto, eu conheci pessoas, fiz parceiros e amigos dentro do ambiente virtual no qual eu estou inserida para trabalhar.

Então, mesmo que essas pessoas não estejam fisicamente perto, elas fazem parte da minha rotina e dos meus planos todos os dias!

Vale lembrar: você não está sozinho(a), sempre haverá alguém do outro lado da tela.

14. Quando você muda a chave, você trabalha mais do que antes

Antes de optar pelo trabalho home office full time, eu trabalhava uma média de 8 ou 9 horas por dia, depois de optar por trabalhar de casa eu já cheguei a trabalhar até 14 horas num dia, (claro que isso é uma exceção ok).

Por mais bizarro que pareça o meu hobby é trabalhar, amigos e familiares até fazem piada disso, mas eu gosto mesmo e isso vem desde quando eu era criança!

Então, por estar em casa trabalhando muitas vezes o tempo que eu usaria para ver um filme, por exemplo, meu marido e eu trocamos por mais horas no nosso “escritório”, o lado bom disso é que casei com alguém que gosta de trabalhar tanto quanto eu.

Mas cuidado, se você está se sobrecarregando e isso está afetando a sua saúde física ou mental é um sinal de alerta enorme para que você diminua sua carga horária.

Respeite seus limites.

15. Você poderá trabalhar de qualquer lugar do mundo

Graças a essa escolha, através do trabalho home office, eu consegui viajar para alguns países, incluindo Canadá, África do Sul e os Estados Unidos.

Afinal, para trabalhar remoto você só precisa de um bom wifi e de um computador e tcharam, tudo está prontinho.

Você pode até trabalhar num café, pode ir para um shopping, pode levar o seu computador numa conferência, num evento, qualquer coisa.

Vale ressaltar que nessa fase de COVID-19 o ideal é que você evite sair de casa. Mas consiga perceber também a liberdade que o home office oferece.

Espero que isso seja algo positivo para as empresas e que aumente a qualidade de vida dos funcionários também.

Conclusão

Como tudo na vida, no trabalho home office existem alguns pontos negativos e outros positivos. Tudo vai depender do seu ponto de vista!

Conheço pessoas que dizem que não nasceram para isso, irão se distrair, não cumprir horário, etc.

Em contrapartida, conheço pessoas que sonham em viver isso também.

Tudo depende da sua personalidade e das suas vontades, sabe?

Para mim, a melhor coisa que aconteceu foi essa oportunidade, mudou não somente a minha qualidade de vida, como também abriu portas para eu ir atrás de outros sonhos.

A minha dica é: escolha o que você gosta de fazer e corra atrás dos seus objetivos, trabalhe com aquilo que faz os seus olhos brilharem e o seu coração bater mais forte. Se você faz o que você gosta, a reclamação não vai ser diária.

Os dias difíceis existirão em qualquer lugar, a vida nunca será um mar de rosas, mas saber gerenciar o seu tempo e sua vida com o trabalho remoto com certeza pode trazer resultados positivos para você.

E você? Está trabalhando remoto pela primeira vez por causa do COVID-19? Já trabalhou ou quer trabalhar home office? Quais são suas maiores dificuldades no momento? Me conte nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *